Friday, May 30, 2008

Sopa de Cenoura & Laranja

para ver melhor


Esta sopinha foi feita hoje e compartilhada com duas garotas especiais.
Utilizei uma panela de barro e um cozimento lento, enquanto isso o pão cresceu.

Sopinha creme de cenoura & laranja

vegan

3 porções

500gramas de cenouras orgânicas descascadas e picadas em rodelas
2 cebolas picadas
1 "pétala talo" de salsão picada
Azeite ou óleo de coco
Suco de 4  laranjas
1 colher de chá de cominho em grão
1 pedacinho de gengibre picadinho
2 folhas de louro
Sal e pimenta do reino
1 punhado de cebolinha picada

1. Aqueça a panela e acrescente o óleo e logo a cebola, salsão, gengibre, cominho e louro, refogue por uns minutos e acrescente a cenoura, refogue até ficar um cheiro bom.
2. Acrescente o suco (não deixe as sementes escaparem para dentro da panela, caso contrário ficará amargo) e 4 copos de água pura, acrescente sal.
3. Assim que ferver abaixe o fogo e cozinhe de 30 a 40 minutos em fogo bem baixo para que os sabores se envolvam e apurem.
4. Processe no liquidificador e cõe de volta para a panela, aqueça novamente até que a sopa fique encorpada. Finalize com a cebolinha, ajuste o sal e a pimenta.
5.Sirva.

Wednesday, May 21, 2008

Full Moon Smoothie


Smoothie

Uma bebida, de origem californiana, que se tornou popular nos anos 60 com a onda da alimentação vegetariana e macrobiótica.

Em que consiste?

A base de frutas, lembra a consistência de um milk shake. Pode levar iogurte, leite, leite vegetal ou outros complementos que enriqueçam a bebida.
Um amigo nova iorquino dividiu comigo 2 receitas de smoothies para encarar uma grande cidade.
São super energéticos, praticamente uma refeição.

Smoothie do Scott

n.01
Suco de laranja
Aloe vera (babosa)
Goji berries*
1/4 abacate
Semente de linhaça

n.02
Açaí
Cacau em pó e sementes
Raiz de maca**
Agave nectar
Framboesa congelada
Água

Bater tudo no liquidificador até ficar bem cremoso e servir.

Sugestão:
Scott sugere um leite de "hempseed" (semente de maconha) como base no primeiro. Para fazer isto hidrate sementes de qualidade por 8 horas, triture-as com água e passe por um pano fino espremendo bem, pronto!

Como estamos no Brasil temos que fazer algumas adaptações de ingredientes:
- Goji berries*, substitua por morangos orgânicos (que estamos entrando na época), acerola ou damasco turco que é fácil encontrar.

- Agave nectar,  se não econtrar para comprar substitua por mel ou melado.

- Framboesa, substitua por amoras NATIVAS.

*Goji berries, também conhecidas como Wolfberrys, himalaian goji ou tibetan goji é uma frutinha vermelha com ricas propriedades nutricionais .  É uma fruta rara de ser encontrado em sua forma fresca, a não ser em seu local de cultivo, normalmente na Ásia. É também comercializada desidratada, vermelhinha. A Goji é rica em em vitamina C e tem diversos beneficíos. É docinha e pode ser consumida crua, em sucos, chás, tinturas ou iguarias culinárias. Na China é utilizada em preparos como arroz, sopas e legumes. Comprei um lote Chinês quando estava na Espanha e gostei muito, experimentei a desidratada e aprendi a hidratar em suco de laranja para uma boa dose de vitamina C.
**A Maca é uma raiz andina com propriedades nutricionais especiais e é conhecida também como ginseng andino. No Brasil é encontrada em pó em lojas de produtos naturais. Seu formato é algo entre o nabo e o rabanete.

Thanks Scott

Tuesday, May 20, 2008

Macadâmias Tostadas e Picantes

.para picar.




Receita  para a Revista Vegetarianos No. 19 Maio/2008

*vegan
• sem glúten



Na receita original da revista sugiro o óleo de canola, mas felizmente tomei conhecimento sobre a real história da canola e nunca mais usei, aqui corrijo sugerindo um bom óleo de coco!

Macadâmias picantes

2 colheres de óleo de coco
2 xícaras de macadâmias
1 colher de sopa de açúcar demerara orgânico (opcional)
2 colheres de chá de curry em pó
1 colher de chá de  cominho em pó
1 colher de chá de  coentro em grãos triturados
1/2 colher de chá de pimenta cayenna
1 colher de chá de páprica picante
Sal do Himalaia a gosto


1.Aqueça o forno a 180 graus.
2. Misture bem todos os ingredientes e disponha sobre uma forma em uma única camada, asse até dourar, em torno de 30 minutos.
3.Esfriar e servir.

Tuesday, May 13, 2008

Sopinha de milho com surpresa de cogumelos

segunda-feira

Sopa de Milho
(6 amigos)

7 espigas de milho verde
1 alho poró
1 rama de canela
1 pimenta dedo de moça
Óleo
Salsinha
Salt and pepper

1.Bata os grãos de milho com água no liquidificador e coe em uma peneira grande espremendo bem a polpa, volte a polpa ao processador e coloque mais grãos e mais água, repita o processo até utilizar todo o milho. Reserve a polpa para um bolo, hambúrguer ou o que imaginar.
2. Refogue os temperos e acrescente o caldo do milho, deixe ferver, baixe o fogo e cozinhe até engrossar bem, acerte o sal e pimenta e quando pronto acrescente a salsinha picada. Caso fique muito espessa acrescente mais água e cozinhe mexendo bem.
Atenção:Escolha milhos novos, quanto mais clarinho melhor! Não esqueça a sopa no fogo e saia fazendo coisas pela casa, pois o amido do milho gosta de atenção! Tende a grudar no fundo se não for bem mexido.

Surpresa de Funghi
Modo de preparo: Faça uma mistura de cogumelos secos: Funghi Porcini italiano, shitake e orelha. Hidrate em água quente por alguns minutos. Refogue os com alho poró, pimenta dedo de moça e alho, glaceie com o próprio liquido da hidratação (que agora virou um chá de cogumelo saborosíssimo) e um pouco de shoyu "macrô"*, deixe reduzir o líquido até encorpar, acertar o sal e finalizar com cebolinha picada.

Montagem: Coloque a sopa em uma cumbuquinha e uma colher da surpresa no meio. Os cogumelos vão afundar e te confundir na hora de comer! Dependendo da colherada o sabor se funde!
*O shoyu macrobiótico não tem glutamato, por isso recomendo! Se você não liga taka Sakura no preparo que funciona igual!
Sugestão: Servir entre pessoas queridas.

Sunday, May 11, 2008

Cómo la ve?

"Corpo" 60x42

May 2007 inkpen/nanquim on paper

Desenho participando da exposição Cómo la ve? Realidad Gráfica em Bucaramanga-Colômbia.
Exposição sobre como o jovem de hoje "vê" a realidade.
Para "ver" melhor:
www.comolave.com
www.flickr.com/photos/comolave

Friday, May 9, 2008

Madrid-Valencia

cartão de visita

Foi em uma viagem de trem.
Conheci este artista que expressa estudos de aura, mantra e outras experiências individuais: www.pronostica.org

Monday, May 5, 2008

Caviar de Tomate (Beau de Provence)




1. Um porção de Tomate italiano seco (no sol de preferência) - Cobrir com cerveja branca e hidratar até ficar bem macio (vai levar horas), se morar em lugar muito quente deixe na geladeira.
2. Bater com alho, limão siciliano, manjericão fresco, pimenta do reino, sal e bastante azeite de oliva extra virgem. (Nesta etapa do processo se você possui um bom pilão de pedra é o ideal).
3. Passe por uma peneira e pronto! Está pronto!
Servir de entrada com torradinhas de sua preferência ou pão fresco. Delicioso também para acompanhar pratos.

Esta receita, originalmente colhida na feira, recebi de uma senhora que produz tal iguaria em Beau de Provence há muitos anos, disse-me que o certo é com cerveja branca, mas se preferir pode ser vinho branco ou até mesmo água. Ao teu critério. Recomendado guardar em um vidrinho (fervido) e deixar o sabor apurar.

*Observação anatômica: Quando corta o tomate ao meio (vertical ou horizontal) seu interior se parece com um pulmão! Observe.

Tem um sabor simples, porém delicado e concentrado.