Monday, May 5, 2008

Caviar de Tomate (Beau de Provence)




1. Um porção de Tomate italiano seco (no sol de preferência) - Cobrir com cerveja branca e hidratar até ficar bem macio (vai levar horas), se morar em lugar muito quente deixe na geladeira.
2. Bater com alho, limão siciliano, manjericão fresco, pimenta do reino, sal e bastante azeite de oliva extra virgem. (Nesta etapa do processo se você possui um bom pilão de pedra é o ideal).
3. Passe por uma peneira e pronto! Está pronto!
Servir de entrada com torradinhas de sua preferência ou pão fresco. Delicioso também para acompanhar pratos.

Esta receita, originalmente colhida na feira, recebi de uma senhora que produz tal iguaria em Beau de Provence há muitos anos, disse-me que o certo é com cerveja branca, mas se preferir pode ser vinho branco ou até mesmo água. Ao teu critério. Recomendado guardar em um vidrinho (fervido) e deixar o sabor apurar.

*Observação anatômica: Quando corta o tomate ao meio (vertical ou horizontal) seu interior se parece com um pulmão! Observe.

Tem um sabor simples, porém delicado e concentrado.

2 comments:

Magali said...

Olá Rita, achei essa receita super interessante! Você já fez? Precisa mesmo passar pela peneira? Imaginei que passando fica um caldo e sem passar seria como uma pastinha, melhor pra passar nas torradas...
Parabéns pelo Blog, já estou adicionando aos meus favoritos!

Rita Taraborelli said...

Oi Magali.
Tudo bem?
Você tem que experimentar! A receita não é uma ciência extata, você sabe. dependendo do triturador e da peneira as consitências podem variar sim. Me conte depois tua experiência.
bj
Rita