Thursday, August 14, 2008

Como fazer clorofila

a famosa wheatgrasss


Antes de dar a receita vou tentar clarear a mente dos leigos no assunto.
Clorofila é um grupo de pigmentos presente na planta, e é de cor verde! Essa cor é obtida através da luz do sol quando a planta absorve o azul e vermelho, mas reflete o verde! Em outras palavras a planta canaliza a luz do sol em energia para si mesma através da fotossíntese.
A clorofila do trigo, a tal da "wheatgrass", é uma descoberta maravilhosa dos tempos modernos há mais ou menos 40 anos pela doutora Ann Wigmore.
Na verdade a clorofila esta presente em todas as plantas mas o brotinho do trigo tem um "plus": atua como um detergente no corpo purificando o sangue, neutralizando a pele e fazendo um tudo de bom por todo o organismo.
Falando em sangue e clorofila, perceba que no universo das cores (que é luz) verde e vermelho são cores complementares, combinam! Se neutralizam!



Receita de clorofila, grama de trigo ou "wheatgrass"

Ingredientes:
- 1 punhado de grãos de trigo in natura, se possível sem agrotóxico
- água potável
- 1 vaso
- terra
- alguma espécie de tampa

Procedimento:

1. Deixe os trigos de molho por uma noite em água para acordá-los.
2. Germine os grãos: escorra toda a água e coloque em um vidrinho com filó ou em um saquinho de filó bem fino e deixe coberto, passe em água corrente 3 x ao dia e escorra bem, coloque o vidro de cabeça prabaixo e faça o processo até seu grão surgir um narizinho (que germinou).
Existe uma segunda opção que é levar os grãos acordados direto para a terra. Faça uma experiência, coloque a terra no vaso e os grãos por cima, salpique terra por cima da metade, e aoutra deixe-os a vista! Vá regando uma vez ao dia até que todos se apontem para cima.
4. Vá regando até ficar uns 15 centímetros, isso leva em média uma semana! Corte e bata com um suco de laranja, ,maçã ou água de coco, ou se preferir vai na centrifuga! Pode deixar crescer mais uma vez e cortar para suco novamente!
* Observe se o teu grão cresceu mais com a terra em cima ou a vista. Cada ambiente é um ecossistema.

*Prá quem tem preguiça e deu vontade tem a clorofila orgânica na liberdade para vender pronta!

7 comments:

jane said...

Muito interessante Rita!Não moro em São Paulo e não faço a mínima idéia onde encontrar grãos de trigo in natura, mas vou procurar.

Rita Taraborelli said...

Jane!!
Em qualquer loja de produto natural ou até em supermercado na parte de produtos integrais você encontra!
bjs
Rita

jane said...

Agradeço Rita pela informação.Vou procurar.Aproveito também para agradecer a série de boas receitas com banana.Adorei!
Beijo

luiza pannunzio said...

adorei!
quero fazer!!!

Yse said...

Oi, se essa cor verde é obtida atraves da luz solar , então porque ela não necessita de tomar sol? Depois de cobri-la com um pano escuro em que ambiente posso deixa-la? Obrigada

Rita Taraborelli said...

Dayse!
Ela necessita sim de luz do sol, porém após o estágio em que todas as sementinhas apontarem pra cima entre as terrinhas. Tem que tampar assim elas vão indo pra cima em busca da luz! Quando apontarem não precisa mais da tampa, é o estágio 4, precisa de luz, luz indireta é o ideal. Luz e água até crescer uns 15 cm, aí pode usar!

Elen said...

Rita,adorei seu blog,eu procurava por clorofila e me deliciei com suas receitas.bjs