Tuesday, March 24, 2009

1 Castanha da Amazônia por dia

.brazilian nut.
.castanha do pará.
.castanha da amazônia.



A verdadeira castanha brasileira, conhecida pelos gringos como brazilian nut é um superalimento nativo da américa do sul.
Na cidade de São Paulo podemos encontrar uma de ótima qualidade na feira de orgânicos da Água Branca.

A Castanha do Pará é riquíssima em Selênio. O Selênio é capaz de reduzir os metais pesados de nosso organismo, nutre a tireóide e combate radicais livres.

Vanessa Coutinho fez um estudo na USP e descobriu que a população de São Paulo tem maior deficiência de Selênio devido a composição mineral do solo desta região do país (sudeste e centro-oeste) se comparado as regiões Norte e Sul, pode ser que seja  uma boa quem mora pela região consumir 1 castanha por dia.

Para vir de Manaus até a São Paulo a castanha passa por um processo de "desidratação" em um tubo por 2 horas a 45 graus, assim ela pode ser armazenada até 1 ano para ser comercializada nos grandes centros além de facilitar a retirada da casca. Por isso costuma-se encontrar castanhas rançosas, isto significa que estão velhas. Se você experimenta uma novinha, ainda ta grudada na casca, o sabor é bem diferente, mais fresco, leve e contagiante.

Quando a castanha é novinha e fresca é tão gostosa que não precisa inventar receita.

3 comments:

Pedro Lucena said...

Eu vi castanha do pará na casca e leitosa, foi muito doido isso.
Lá no Norte eles usam o leite da castanha para preparar pratos e eu tive o prazer de comer um peixe preparado nesse leite.
Precisa dizer que estava maravilhoso?

Lindo blog, Rita!

Rita Taraborelli said...

Pedro!
Imagino este leite... uma dádiva.
Volte sempre!
Adoro teus desenhos!!!

Artes da Cris said...

Seu blog é muuuito legal. Adoro seus desenhos. Parabéns. Vou colocá-lo na lista de meus blogs prediletos. Passe pelo meu quando puder, tá?
Abraço,
Ana (Artes da Cris)