Thursday, April 24, 2008

Salteado de Cogumelos + Arroz Jasmim

Receita (para 2)

Cogumelos: Hidratar 5 unidades de shitake seco e 3 unidades de cogumelo do sol seco em água quente por 15 minutos. Enquanto isso pique: 2 pimentas dedo de moça, 3 dentes de alho, 1 pedacinho de gengibre em cubinhos e uma cenoura em formato de meia lua. Reserve a água dos cogumelos e pique-os como achar mais bonito. Aqueça uma sautese (frigideira) e acrescente óleo de coco, refogue a pimenta+alho+gengibre até formar um cheirinho bom, acrescente a cenoura e deixe dourar, coloque os cogumelos e por útlimo 2 colheres de shoyu macrobiótico (sem glutamato) + água dos cogumelos + 1/2 colher de maizena ou araruta dissolvida, deixe ferver e cozinhe em fogo baixo até engrossar. Acerte com sal do himalaia.

Arroz: Prepare 1 xícara de arroz jasmim* com 3 cravos, 1 cardamomo e 3 grãos de pimenta do reino em 1 1/2 xícara de água.

Servir um sobre o outro! Para comer de palitinho.

*O Arroz Jasmim Khao chao é um arroz de grão longo parte da culinária thailandesa. Como o nome sugere tem uma aroma bastante delicado. Seu sabor lembra o arroz basmati da Índia. No Brasil é bem fácil de encontrar no supermercado, a própria "pop" Tio João comercializa o tal.

2 comments:

Unknown said...

Hummmm... Isso parece bom, Rita. Seu blog está uma graça. Adorei as ilustrações. Parabéns. Quando pintar um tempinho, vou experimentar umas receitas. Mande notícias sobre o livro. Beijos.

Marilia said...

Rita,

cada vez que visito teu blog me inspiro e saio cheio de boas energias!
Fiz a receita e ficou uma delícia!
Abraço,
Marília