Wednesday, May 5, 2010

O sukiyaky da Marthinha


Depois da Bahia chegamos ao Rio com muitas surpresas, uma delas foi logo no final da semana quando a querida Martha nos fez um sukiyaky delicioso, pode ser que você nunca ouviu falar desta iguaria japonesa, né? Provei e fiz só uma vez na faculdade aí confessei pra Marthinha que não me atrevo a fazer comidinhas japonesas de tão delicadas e cheias de tradições que são.

Todos os convidados (yoguis e semi yoguis) aprovaram além da conta que após o final de semana rodou um email com a receita, segue:


O famoso sukiyaki da Marthinha de 31 abril 2010
(jantar na casa dos vollmer)

A Marcinha fez até uma pesquisa bacana:

o prato Sukiyaki tem origem camponesa e datada na era medieval japonesa.
A palavra Sukiyaki é uma palavra composta onde Suki significa rastelo e Yaki significa assar, deste modo,
Sukiyaki significa assar com rastelo (pá).
A origem deste prato, hoje sofisticado e tradicional, teve início com os camponeses assando batatas-doces diretamente no fogo com o auxílio do rastelo japonês que, com seu formato peculiar, facilitava este processo de cocção, facilitando a vida dos camponeses e evitando que eles tivessem que levar utensílios de cozinha mais pesados.
Com o passar do tempo eles passaram a assar outros legumes e foram agregando mais ingredientes e molhos, já utilizando panelas de ferro em datas festivas onde todos os comensais se serviam da mesma panela.
Assim o sukiyaki ganhou um valor espiritual típico do japonês, que é o de reafirmar os laços familiares, afetivos e de amizade através da mesa, resguardando sua cultura e tradição.


Ingredientes para o sukiyaki veggie

molho + massa + legumes + 200 gr de cogumelos (shimeji e shiitake)

+ 200gr tofu defumado + ovos + manteiga

dashi (molho) para sukiyaki

50 ml de sake + 100ml de shoyu + 15gr açucar e/ou 50ml de mirim (sake doce) + água (para não ficar muito salgado)

Preparar e reservar. este molho servirá de base para cozinhar todos os legumes.

massa para sukiyaki

soba ou massa de yakisoba (250gr de itoh konhaku / macarrão de batata)
ou 200 gr de massa de udon (mais grosso e feito de arroz).
cozinhar a massa e reservar. jogar água fria para não grudar e cessar o cozimento.

legumes para o sukiyaki / cortados em tiras :

acelga, beringela, brócolis, broto de feijão, broto de alfafa, cebola, cebolinha, cenoura, couve-flor, gengibre em lascas, nabo

Preparo

O sukiyaki deve ser feito aos poucos, portanto deixe tudo pronto e cortado antes de começar a preparação.

Aqueça a panela e derreta a manteiga e depois refogue levemente os cogumelos
shiitake sem os talos (ou a carne) sem deixar dourar. em seguida coloque os ingrediente de acordo com o seu tempo de cozimento (nabo e cenoura primeiro, cebola, e por último macarrão, folhas e brotos) as folhas de acelga cortadas em cubos ( retângulos), a cebola cortada em meia rodelas de 1 cm de espessura, as cebolinhas cortadas em bastonettes de 5 cm de comprimento em diagonal e o tofu cortado em cubos, além dos outros legumes. adicione o molho ao sukiyaki (alternando com os ingredientes) e, em seguida, o macarrão de batata.
Certifique-se de que todos os ingredientes estão dispostos de forma artística e tampe a panela por 8 minutos, retire a tampa e acrescente o broto de feijão. Deixe cozinhar por 2 minutos e está pronto para servir.


servir

Os ovos crus, para quem gosta, devem ser quebrados já no prato ou tijela . bata ligeiramente a gema e a clara e sirva-se do sukiyaki. O ovo será cozido pelo calor dos ingredientes.

No comments: