Friday, September 26, 2008

Sprouting yourself

. germine-se .

.como germinar.


.sementes .

Germinar é uma dádiva. Sementes fazem florescer e quando germinadas multiplicam seu potencial energético e podem ser consumidas cruas. Podemos germinar grãos e sementes como: cereais e pseudocereais (aveia, arroz, centeio, cevada, trigo, kamut, quinua, amaranto, kaniwa) leguminosas (feijões, lentilhas, grão de bico) e oleaginosas (linhaça, semente de melancia, castanhas, gergelim, girassol, abóbora, chia) e muuuuuitas outras!

Como germinar:

Cada semente é única, algumas são germinadas na água e outras no ar. Pouco a pouco descobrimos e aprendemos qual a particularidade de cada uma. A linhaça é uma semente com mucilagem e precisa ser germinada em uma peneira plana, já a chia germina quando é hidratada na água. As oleaginosas quando estão fora de sua casca podem ser hidratadas e semigerminadas na água, mas só vão brotar de verdade ainda dentro da casquinha, legal né?
Se você nunca germinou em casa siga os passos a seguir para germinar gergelim, grão de bico, lentilha, quinua, trigo, centeio e linhaça. Para o amaranto e a quinoa experimente germinar em um saquinho de voal pois são tão pequenas que podem passar no buraquinho do tule!

1. Antes de dormir pegue um punhado de semente, coloque em um vidro e cubra com água. Deixe as sementes despertando por toda a noite.
2. Pela manhã Coloque um pedacinho de filó com elástico na boca do vidro ou use uma peneira e escorra toda a água, enxague bem e escorra novamente.
3. Coloque o vidro de boca pra baixo meio inclinado (de forma que não acumule água dentro) no seu escorredor de louça OU coloque os grãos em uma peneira com um recipiente embaixo. Cubra com um paninho para proteger da luz (e possíveis mosquitinhos) pelo menos nos 2 primeiros dias!
4. Enxague e escorra as sementes 3 vezes ao dia, as sementes devem ficar úmidas, porém sem acúmulo de água. Se a temperatura ambiente estiver muito quente pode enxaguar mais vezes! Faça este processo até que as sementes germinem. Como? Vai sair uma "cabecinha" da ponta da semente, você vai ver um sinal de vida! Tá nascendo! Pronto! Esta pronta a consumir: crua, em sucos, saladas, recheios, massas de torta, pães ou como lhe convém.
Se você colocar em um vasinho com terra e continuar a cuidar delas vai formar o broto! Vai ficar verde com a interferência da luz do sol e aí temos um outro alimento! Do broto do trigo se faz a clorofila! mas tome cuidado pois é muito fácil criar fungos também neste processo, deve haver uma luz indireta!



* How to Sprout seeds:

1. Before you go to bed put some seeds in a glass and cover with water.
2. In the morning strain the water, wash the seeds and strain the liquid again.
3. Hold a mesh on the top of the glass and cover for the first 2 days.
4.Wash and strain the seeds 3 times a day! You must keep the seeds with umidity, but not with excess water. If the local whetear is too hot you can wash more times! Make this process until sprout the seed. It will start to grow a little piece of life, you will see!

2 comments:

Anonymous said...

Obrigada pelo post Rita! vou começar a germinar a semente de soja e te falo se deu certo.
bjs!!

Rita Taraborelli said...

Me conta! Mas experimenta outras também! Beeijo!