Saturday, May 22, 2010

veggieburguer de banana da terra (n.02)

.com chutney de coco.
Sob influências baianas, ainda!

Esta é uma receita para quem  gosta de coco, afinal neste preparo uso a polpa, a farinha, o leite e o óleo. Hmm(!)
Lá vai a fórmula especialmente preparada ontem na feira.


búrguer de banana da terra n.02

Receita

Ingredientes:

3 un banana da terra madura em cubos
1 cebola roxa em cubos
1/4 pimentão vermelho maduro em cubos
1 tomate em cubos
1 limão
1cm de gengibre ralado
1 pimenta dedo de moça sem as sementes
2 colheres de sopa cebolinha francesa picadinha
1/2 xícara de leite de coco
1/2 xícara de água
1/2 xícara de farinha de coco ou farinha de mandioca
óleo de coco para dourar
sal

Chutney de coco

Ingredientes:

1 xícara de coco fresco ralado
1/2 xícara de água
1/2 xícara de salsa fresca*
1 cm de gengibre ralado
1 colher de sopa e meia de Agave néctar ou melado
sal marinho
*pode ser coentro se você gosta, vai combinar super!
Preparo:
1. Refogue o pimentão, cebola, pimenta e gengibre no óleo de  coco até a cebola ficar transparente, então adicione a banana em cubinhos. Assim que a banana ficar dourada adicione o leite de coco, a água e o sal. Abaixe o fogo e cozinhe até a banana ficar macia e o líquido incorporar pelos demais ingredientes, desligue o fogo, adicione a cebolinha e deixe esfriar.
2. Enquanto isso prepare o chutney (difícil!) coloque todos os ingredientes em um processador de alimentos e triture bem, vai ficar em pedacinhos  mesmo, não é um molho totalmente cremoso. Acerte os sal, mas sugiro que fique mais para o doce do que para o salgado.
3. Acrescente a farinha no refogado de banana e misture bem, molde em esferas e doure no óleo de coco em ambos os lados. Sirva com o molho de coco por cima.

Sugestão de acompanhamento:
arroz jasmim com castanhas e salada verde.

Para esta aula o Cláudio do Dr.Orgânico me ofereceu uma novidade: a farinha de coco (super aromática), que segundo ele vai começar a comercializar no próximo mês pelo Brasil.

4 comments:

sylribeiro said...

olá! rita adoro seu blog!
estou com uma farinha de coco em casa, organica e nacional e ainda não me acertei com ela.

conheço muito bem os produtos do dr organico e tambem vou experimentar quando tiver no mercado!

adorei, simplesmente amei essa receita e vou fazer, vou atras da banana da terra amanhã mesmo, o restante tenho tudo, que bom!

me permite, vou divugar essa receita na minha pagina com todos os créditos, e agradecendo mais esta oportunidade de partihar, sempre visito a sua e acho tudo muito legal!
abraço e obrigado!

Rita Taraborelli said...

Olá!
Bom me conta depois então se deu certo... no dia desta feira eu vi uma nacional e a textura era um pouco diferente. Como é uma farinha gordurosa melhor diminuir a gorduraque for na receita para não errar muito... fica a vontade em divulgar. bjinhos
Rita

sylribeiro said...

obrigado rita, acabei de publicar http://sylribeiro.blogspot.com/2010/07/hamburger-de-banana-delicia-do-blog-da.html
abraços!!!
desculpe a curiosidade mas a raquel taraborelli artista tambem, é sua parente?

Ana Moraes said...

lendo essa receita de hamburguer de banana da terra eu me 'alembrei' de um maluko que encontrei no meio da bahia que comia banana com pão e o chamava de McMaluko feliz... a gente experimentou o feito e ficou feliz mesmo! rs
Além dos pasteis de banana da terra, que nas feiras por onde vi, sempre eram grandiosos e saborosos!

Adorei a estética do seu blog, muito bom gosto! a meu ver... rs
Parabens e continue fazendo muitos outros felizes com suas 'comidinhas de papéis'...