Tuesday, May 13, 2008

Sopinha de milho com surpresa de cogumelos

segunda-feira

Sopa de Milho
(6 amigos)

7 espigas de milho verde
1 alho poró
1 rama de canela
1 pimenta dedo de moça
Óleo
Salsinha
Salt and pepper

1.Bata os grãos de milho com água no liquidificador e coe em uma peneira grande espremendo bem a polpa, volte a polpa ao processador e coloque mais grãos e mais água, repita o processo até utilizar todo o milho. Reserve a polpa para um bolo, hambúrguer ou o que imaginar.
2. Refogue os temperos e acrescente o caldo do milho, deixe ferver, baixe o fogo e cozinhe até engrossar bem, acerte o sal e pimenta e quando pronto acrescente a salsinha picada. Caso fique muito espessa acrescente mais água e cozinhe mexendo bem.
Atenção:Escolha milhos novos, quanto mais clarinho melhor! Não esqueça a sopa no fogo e saia fazendo coisas pela casa, pois o amido do milho gosta de atenção! Tende a grudar no fundo se não for bem mexido.

Surpresa de Funghi
Modo de preparo: Faça uma mistura de cogumelos secos: Funghi Porcini italiano, shitake e orelha. Hidrate em água quente por alguns minutos. Refogue os com alho poró, pimenta dedo de moça e alho, glaceie com o próprio liquido da hidratação (que agora virou um chá de cogumelo saborosíssimo) e um pouco de shoyu "macrô"*, deixe reduzir o líquido até encorpar, acertar o sal e finalizar com cebolinha picada.

Montagem: Coloque a sopa em uma cumbuquinha e uma colher da surpresa no meio. Os cogumelos vão afundar e te confundir na hora de comer! Dependendo da colherada o sabor se funde!
*O shoyu macrobiótico não tem glutamato, por isso recomendo! Se você não liga taka Sakura no preparo que funciona igual!
Sugestão: Servir entre pessoas queridas.

2 comments:

Anonymous said...

Olá,

Quem não pode comer pimenta, poderá substituí-la, por algum outro tempero, para que a sopa não perca em sabor?

Grata.

isaurina gomes

Rita Taraborelli said...

Olá anônimo!
Coloca um pouco de gengibre (0,5 cm) na hora de refogar os cogumelos que vai dar um picante legal.!