Sunday, April 26, 2009

Almoço em silêncio



Hoje.
Fui com minha mãe a um "mini" retiro de meditação no Brooklin que começou cedinho e acabou no final da tarde. A programação é formada por meditações seguidas (com 5 minutinhos de intervalo a cada hora), além de passar o dia todo sem poder falar. O almoço foi meio dia e levei uma "marmita" de quinoa marinada para nós duas que comemos acompanhadas do nobre silêncio.
Quando acabou a meditação voltamos a falar e nos despedimos das pessoas, em seguida fomos para a rua e nos surpreendemos.

O carro estava lá mas sem as coisas que estavam dentro: som, mochila, blusa e a pasta de trabalho de meu pai.

Sim! Alguém havia entrado no carro! Onde ficava o aparelho de som era só fios estrangulados pra fora e a sensação depois de muita meditação ver uma situação dessa é indescritível, eu nunca havia sentido isso antes. De certo modo foi bem engraçado pois ao abrir os olhos após um longo período, mergulhada em meu próprio universo, algumas coisas se enchem de graça e outras não fazem o menor sentido de existir como por exemplo um som de carro e o próprio veículo. Mas ao mesmo tempo vêm uma sensação de que a pessoa que entrou naquele carro não estava se sentindo tão tranquila como eu naquele momento.
Foi uma experiência contrastante e agora a noite minha mãe começou a perguntar o que tinha na quinoa já que almoçamos em silêncio.
Bom, aqui vai a receita da quinoa para praticar o desapego, mas cuidado que o efeito é quase que instântaneo!

Quinoa Marinada

Receita

Ingredientes:

- 1 xícara de quinoa cozida em água, sal e louro.
- 3 tomates maduros sem semente em cubinhos
- 1/3 xícara manjericão picado
- 1/3 xícara de hortelã picada
- 1/3 xícara de salsinha picada
- 1/2 xícara de damasco turco em cubinhos
- suco de 1 limão
- 1/3 colher de café de pimenta cayena em pó
- 3 colheres de sopa de Azeite de Oliva extra virgem
- 1/2 colher de café de semente de coentro em pó
- Sal

Preparo:
Mistura tudo e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro.
Servir com folhas verdes e chá gelado de hortelã.

4 comments:

Fernanda R. Lima said...

Oi Rita,

Tudo bom? Como vc sabe, sou fã do blog e de suas deliciosas receitas. Vc dá cursos? ADORARIA fazer alguns e ampliar meu leque com receitas feitas com tanto carinho...

Um beijo!

Namaste

Fernanda

Rita Taraborelli said...

Oi Fernanda estou procurando um lugar que me possibilite oferecer um curso pratico, assim que materializar este local te informo!
bj
Rita

Roberto Oliveira said...

Oi Rita

Tudo bom?

jantei com sua mãe e a vó Du na quarta lá no Salim, ela me contou esta história do roubo, foi aí que a Raquel me comentou do seu blog, tudo bem que ela é puxa saco, mas realmente é bem saboroso, uma mistura feliz de comida e outras coisas boas da vida.

Beijos do seu tio Roberto e da sua xará Rita

Ana Maria Bittencourt said...

Que chato a história do roubo, mas a comidinha parece maravilhosa. Vou fazer pro meu filhote Pitta e adolescente - vai dar uma refrescada no seu dia agitado!
Bijim e Namastê