Friday, January 2, 2009

A Maca peruana

Lepidium meyenii

A Maca, Ginseng dos Andes ou Viagra dos Incas é um tubérculo andino capaz de melhorar o desempenho geral do organismo, estimulante e revigorante é altamente afrodisíaco.

A planta se desenvolve em altitudes entre 4 e 5 mil metros na parte central dos Andes peruano, uma região de temperaturas extremas, com muito calor durante o dia, frio durante a noite, muito vento, intensidade solar e pouco oxigênio. São nestas condições que a Maca, algumas batatas amargas e um pouco de vegetação rasteira sobrevivem, e só.

A Maca é cultivada no Peru desde  1.600 A.C. aproximadamente,  pelos Incas, que a utilizavam para tonificar o organismo e para estimular a fertilidade. Cultivada como alimento também tinha sua presença em oferendas, danças e rituais pois este tubérculo em forma de rabanete era considerado um presente dos deuses na cultura Inca.


Não consigo parar de pesquisar sobre este tubérculo e ontem achei esta matéria no NY Times que mostra um gringo que se diz o "caçador de remédios"e, nesta reportagem, ele vai atrás da Maca mostrando que ali  na região utilizam junto com a farinha para o preparo de bolos, tortas e também em ensopados. Tenho um livrinho de receitas do Peru sobre maca e lá se utiliza em grandes quantidades nas receitas. Mas é importante lembrar que a Maca, assim como a levedura de cerveja, o pólen e muitos outros alimentos, tem seus efeitos após uso continuo, portanto pesquise a respeito e procure um profissional para iniciar o uso, já que não estamos inseridos no contexto onde a planta se desenvolve.

Do ponto de vista culinário recomendo seu uso em vitaminas, iogurtes, biscoitos, pães e até na granola. 

Legal
Os alimentos energéticos de civilizações pré-colombianas como a Maca, Spirulina e Cacau são fontes necessárias para a vida moderna.


*As informações contidas neste post têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para se auto-diagnosticar e auto-medicar.

7 comments:

Fernanda R. Lima said...

Olá,
Fiz uma postagem sobre o seu lindo blog e seus desenhos.

Espero que goste ;-)

Fernanda

Fernanda R. Lima said...

Tem um presentinho pra vc lá no meu blog! Vai lá! bjo

Michael said...

Excelente artigo amigo, bem esclarecedor. Também sou um pesquisador e usuário nato da Maca. Realmente tudo que foi dito aqui é verdade, recomendo para todos que querem uma vida mais saudável passar a fazer uso da Maca.

Abraços!

qual é o melhor estimulante said...

muito Bom parabéns excelente trabalho ótimas dicas

qual melhor estimulante said...

qual é o melhor estimulante

power said...

Surgeons create a "pocket" that will be the space that will host the implant for better grip. Klw gummies

https://www.saudemasculina.eu.org/ said...

Muito obrigado