Thursday, July 10, 2008

Bolo de Banana com especiarias

.receita de presente.


Hoje levei um bolo de banana com especiarias para a aula de modelagem. As meninas confirmaram novamente que posso casar.
A professora disse que os bolos que eu faço são leves, diferente dos outros que come por aí. "Mas que outros?" - imaginei bolos com coberturas brilhantes e cereja de chuchu por cima. Foi quando ela me perguntou como eu fazia. Como?
O segredo são os ingredientes. Ingredientes de verdade são tudo em uma receita. Eu uso ingrediente de verdade na medida das possibilidades ao meu redor. Se tiver dúvida questione:
De onde veio?
Como é feito?
Parece que saiu da terra ou de uma máquina?
É de verdade?

Verdade, nada mais que a verdade.

Bolo de banana com especiarias

3 bananas super maduras amassadas
100 gramas de manteiga sem sal ou ghee
100 gramas de açúcar demerara orgânico
2 ovos super caipiras
75 gramas de farinha de trigo
75 gramas de farinha de trigo integral
50 gramas de farinha de quinoa
1 pitada de sal
1 pitada de gengibre em pó
1 pitada de pimenta do reino em pó
1 pitada de macis
1 colher chá de canela em pó
1 colherzinha de baunilha em pó (ixi só tem na França) ou tonka ralada
1 colher sobremesa fermento químico
30 gramas de xerem (castanha de caju)

Preparo:
1. Bata a manteiga (em temperatura ambiente) com o açúcar na batedeira até ficar fofo, incorpore os ovos e a banana, bata até ficar homogêneo.
2. Desligue a batedeira e coloque os secos+especiarias, coloque as castanhas e mexa bem. Despeje o preparo em uma forma untada e leve ao forno.
3. Assar durante 45 minutos a 180 graus.
4. Leve de presente para alguém.

3 comments:

huan said...

eu gosto!

Eduarda Flamboyant said...

Olá Rita, amo suas receitas porque são supernaturais. Também tenho uma hortinha em casa (:

Ah, esse bolo de banana é espetacular, muito leve e uma fofura de massa... Adorei!

Gratidão

Eduarda Flamboyant said...

Olá Rita, amo suas receitas porque são supernaturais. Também tenho uma hortinha em casa (:

Ah, esse bolo de banana é espetacular, muito leve e uma fofura de massa... Adorei!

Gratidão