Sunday, July 6, 2008

Chimango

(receita desenhada)


Chimango. Tipo um biscoito baiano que pode ser doce ou salgado, assado ou frito e tem como base o polvilho*.

Esta receita tem uma história.

Quando chegamos Tereza cumprimentou, disse algumas frases e já foi pra cozinha. E eu segui.
D. Tereza, é uma senhora que mora em Tucano-BA. Ela tem hábitos rudimentares e um estilo de vida bastante rústico.
O cabelo dela é todo personalizado por ela mesma e se veste com vestido velho até os joelhos.
A janela é seu biolixo. Ali joga tudo para as galinhas e bichos comerem.
Sua casa não tem energia, nunca teve, o fogão é de lenha e as portas e janelas de madeira pintada.
Os ovos são de suas galinhas super caipiras que deixaram o chimango amarelo "ovo".
Em seu jardim com biolixo alimentar tem pé de manga e outras árvores de fruta, tem ervinhas, galinhas e nenhuma flor.
Aquele dia tomamos café em copo usado e comemos chimango.
Foi delicioso, cinematográfico e bem sujo de vida.

*Polvilho é a fécula da mandioca, ou seja o amido da mandioca. Existe o doce e o azedo, o qual tem sabor e fermentação bem diferente. Os chimangos gostam do polvilho doce!

8 comments:

Anonymous said...

Eh Rita cada história heim!
Eu acho bem legal lugares assim.
Nunca ouvi falar deste biscoito, é bom mesmo?
bjs

Rita Taraborelli said...

Este tava muito bom! Tem uns que eu não gostei, é uma coisa muito típica e particular, cada dona de casa faz o seu, entende? Tem duro e tem mole, doce e salgado, frito e assado, e por aí vai...

Anonymous said...

Olá, minha a Vó, sempre me falo do Chimando.
Hoje irei fazer, tomara q eu acerto
bjs

Unknown said...

FUI CRIADO EM CARAIBAS DO GAVIÃO, INTERIOR DA BAHIA.

E LÁ AS FAMILIAS SE REUNIAM EM FINAIS DE SEMANA PARA FAZER OS CHIMANGOS. ELES ERAM ASSADOS EM FORNOS DE BARRO. EITA SAUDADE.

minhas receitas culinárias said...

olá menina, eu tbm moro no interior da Ba, a aqui tbm se faz esses chimangos e todos adoram! muito bom mesmo!
bjosss no seu coração! Ps: adorei a história e a ilustração!

Anonymous said...

Olá Rita , muito legal a receita e a história da dona Terezinha, vivi tudo isso na minha infância, também sou baiana Caetité-BA.E que delicia o jeito carismáticos e a receptividade dos baianos que lá vivem!Parabéns!

César said...

Adoro o Chimango, ele é da região da Serra Geral na Bahia, divisa com Minas Gerais, entre Riacho de Santana e Brumado, o centro do chimango é em Guanambi e Caetité, onde é tão consumido como o Pão no café da manhã.

Unknown said...

Olá Rita, muito legal sua história!!!
Adoro chimangos, como quase todos os dias. Em Barra da Estiva, Ituaçú, Ibicoara, Cascavel e Vitória da Conquista têm uns MARAvilhosos, são bem práticos, eles vêm congelados, é só pegar e assar, no conforto da sua casa.
São dos Caseirinhos da Bruna (@caseirinhos.da.bruna) (77) 99944-9849 para quem se interessar