Friday, March 27, 2009

Todo o milho da feira

.3 por 2.

.desenho em tinta acrílico no papel canson, meados de 2002.

Hoje fui me abastecer na feira pra uma festinha de criança, Helena foi comigo para tirar uma foto de "auto-retrato" que ela vai pintar.

Vai ter milho amanhã

Eu estava ali escolhendo alguns sabugos lindos em tons amarelo-claro e, enquanto enchia a terceira sacola,  Helena comenta:
- Nossa! Acho que você vai levar todo o milho.
Na mesma hora uma criança diz para sua criada:
- Milho, pega milho vai acabar!
Eu olhei para a criança enquanto pensava, estava justo comprando milho para crianças e uma acaba de afirmar na minha frente o tanto que gosta dele.
- Você gosta de milho? - perguntei me dirigindo a garota.
Ela fez sim com a cabeça enquanto se escondia  envergonhada atrás da saia da sua criada. Estava aflita, jurava que eu ia pegar todo o milho.
Tentei acalmar a situação,
- Tudo bem! Calma! Você pega quantos você quiser e eu levo o resto, que tal?
Ela sorriu escondido e não quis falar com a tia chata que acaba com os sabugos da feira.

O Milho

Originário daqui da América. Os índios brasileiros consumiam diversas iguarias com este cereal como mingau, assado e também bebidas fermentadas.


Escolhendo o  milho:

Se for preparar pratos típicos do interior ou de festa junina, que tá chegando e eu adoro, como pamonha, cural e bolo escolha o milho bem amarelo que contém mais amido e vai te ajudar na consistência do preparo. Quando for consumir o milho cozido ou assado escolha espigas mais novas, ou seja, com grãos mais clarinhos, pois comforme vão envelhecendo o milho torna-se duro e mais "farinhento".


Milho cozido com Ghee

Você vai precisar de pouca coisa, é mais fácil que fritar ovo!

Milho novo
Água
Sal
Ghee ou manteiga

Cozinhe o milho na água fervente até ficar macio, deixe esfriar um pouco (para não queimar a boca) e pincele ghee nele todo, salpique sal e pronto!

No comments: