Sunday, October 3, 2010

Aí vem a mudança...

Senhoras e senhores é com grande coragem que venho confessar uma certa vergonha de escrever aqui.
Hihih.
Bom, mas preciso registrar e contar estas novas receitas que estão por vir.



Estou experimentando o ayurveda, "a ciência da vida", um conhecimento milenar indiano de cura/saúde que encara o indíviduo como um todo. E segundo a médica devo evitar carboidratos e alimentos crus após as 15 horas. Vou evitar entrar em detalhes pois  seria ao invés de  post uma sessão de terapia, e o foco na verdade serão as receitas.
Inicialmente percebi que quase tudo que consumo de algum modo tem carboidrato ou é cru, por isso estou dentro de um desafio para as receitas noturnas.
A grande maioria tem carboidrato, mas alguns legumes e hortaliças tem menos.
Por exemplo acabei de descobrir que um inhame tem cerca de 27% carboidrato enquanto um chuchu tem 5,4%.

Hoje obtive sucesso, não estou me achando mas é que o feito  cumpriu a função de alimentar.

Sopa de legumes com temperos e queijo de cabra

1 cebola roxa em tiras finas
1 abobrinha italiana em cubinhos
1/2 chuchu em cubinhos
2 "árvores" de uma couve flor ralada no grosso
1 colher de sopa de manteiga, ghee ou azeite
1 colher de chá de curcúma em pó
1 pimenta jamaica
2 unidades de cravo da índia
1 raiz de cebolinha em fatias
1 colher de café de canela em pó
1 colher de café de pimenta calabresa (opcional)
sal do himalaia a gosto
Queijo de cabra do tipo boursin ou crottin
Azeite de Oliva extra virgem

Preparo:
1. Doure a cebola na gordura junto da cúrcuma, assim que a cebola ficar transparente adicione os demais temperos e mexa bem.
2. Adicione os demais ingredientes e então cubra com água quente, assim que ferver abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos.
3. Acerte o sal e sirva em um prato fundo, finalize com pedaços do queijo de cabra, azeite e se quiser mais: pimenta do reino (moída na hora).

Pronto!

1 comment:

Marilia said...

Rita,
estou encantada com o teu blog, as receitas e imagens! É incrível!
Como te falei no post anterior, vim parar aqui por causa da Ayurveda. Estou buscando receitas e tentando adaptar minha alimentação ao meu dosha Vata.
Estou adorando ler tudo por aqui! Temos muitas coisas em comum, tb sou vegetariana, vata, pratico yoga, medito, etc!
Um abraço e tudo de bom,
Marília