Saturday, February 14, 2009

Moqueca de Banana da terra

.feita hoje.



Sabia que a moqueca é uma herança indígena? A iguaria era envolta em folhas e assada na brasa sobre gravetos, mais tarde influenciou a culinária capixaba e a baiana em panelas de barro. Essa versão não leva peixe, o centro das atenções é a banana.

ingredientes:

3 cebolas em rodelas
1 pimentão vermelho em rodelas
1 pimentão amarelo em rodelas
2 pimentas dedo de moça
1 lata de tomate italiano pelado
1 kg de banana da terra
2 limões galegos
2 dentes de alho amassado
coentro fresco picado
salsinha fresca picada
manjericão gigante
1 xícara de leite de coco fresco (faça em casa se puder)
Azeite de Oliva
Sal


1. Corte a banana na longitudinal e ao meio formaando pedaços de 10 cm, esprema limão, adicionel o alho, pimenta, sal e deixe marinar por 1 hora.
2. Refogue a cebola com os pimentões e o tomate, desligue o fogo e adicione as ervas.
3. Em uma panela de barro faça uma cama com 1/3 do molho, intercale com bananas, mais molho, banana e molho. Por último coloque o leite de coco e cozinhe por 20 minutos em fogo baixo. Utilize uma tampa semi-aberta para manter a integridade dos sabores.

Para acompanhar: Arroz cateto integral + Saladinha de folhas

2 comments:

Keka said...

Oi Rita! Experimentei a Moqueca de Banana da terra, no curso do último dia 4. Adorei. Um sabor muito especial, um azedinho na banana e o coentro caiu muito bem, assim como os outros temperos. Tenho sempre um certo receio em usar coentro. Acho muito forte e rouba os outros sabores, porém nesta moqueca foi perfeito. Deu um tchan na receita. Parabens e até a próxima. Um abraço Keka

Unknown said...

Olá. Já fiz esta receita no ano passado e não tive tempo de postar um comentário, mas nunca é tarde.

Lendo apenas os ingredientes fiquei meio com receio, mas com os comentários resolvi fazer e meu marido rindo porque achava que não ficaria bom, mas ele se enganou e valeu os comentários mesmo. Fica uma delícia, parece que vai ficar doce, mas daí fica azedo, mas daí vem um pouquinho de salgado e ainda sentimos um pouquinho de apimentado. Um toque de cada sabor muito bom. Adorei e já estou comprando banana para fazer novamente. Fiz com a figo e completei com uma outra que nçao lembro agora o tipo, mas ficou ótimo e, inclusive com 2 tipos de bananas dá um outro toque porque a cada garfada vc não sabe exatamente o saber exato que vem e isto dá o toque desta moqueca.

Os camarões que acrescentei, os fritei no azeite de dendê. O coentro tb dá o toque essencial

Hummmmmmm

Eu recomendo!