Esta lentilha foi presente de um italiano que cultiva na Itália, foi germinada e logo em seguida temperada. É uma receita bem simples se você já sabe germinar, mas se não será uma boa oportunidade para aprender!
Receita
1 xícara cheia de lentilha germinada*
Azeite de Oliva extra virgem a gosto
Salsinha fresca picada
1 dente de alho amassado
1 limão caipira
Sal de sua preferência a gosto
Misture tudo e deixe a lentilha marinar por no mínimo 1 hora com os temperos.
Você pode optar por retirar a pele da lentilha se quiser. Neste preparo deixamos, pois esta lentilha é tão pequenina e a pele não é tão fibrosa.**
* Como germinar a lentilha!
1/ 2 xícara de lentilha (se possível de cultivo ecológico)
Água
1 vidro + tule + elástico
ou
1 saquinho feito de voal (tenho preferido esta opção)
1. Lave bem a lentilha e em seguida deixe-a de molho em um vidro por 6-8 horas, evite usar utensílios de plástico.
2. Cubra o vidro com tule e prenda com o elástico, escorra toda a água, enxágüe e disponha o vidro sobre um escorredor em posição vertical. As lentilhas devem ficar úmidas e respirando, não pode ter água parada ou faltar oxigênio, pois pode prejudicar o resultado final.
3. Enxague a lentilha cerca de 3 vezes ao dia, se onde você morar for muito quente e tropical (delícia) experimente lavar mais vezes.
4. Continue neste processo até uma pontinha aparecer de dentro da lentilha, é bem fofo, você vai ver. Já germinou, algumas levam 1 dia outras 2, depende muito da qualidade, esta aqui germinou rapidinho, uma belezinha. Aí é só usar temperada, sobre saladas ou como preferir.
**Como retirar a pele da lentilha!
1. Coloque a lentilha, já germinada, em uma bacia cheia de água.
2. Comece esfregando as lentilhas entre suas mãos, em seguida faça um redemoinho com a água e despeje sobre uma peneira, descarte as peles e repita o processo até obter o resultado desejado. Você pode ir reciclando a água vertendo a água sobre outra bacia.
É sempre bom lembrar que as receitas são "guias" para orientar quem não sabe cozinhar e inspirar quem já sabe, você pode e deve sempre fazer do seu jeitinho, pois assim é mais legal cozinhar!
No comments:
Post a Comment