Tuesday, December 23, 2008

A erva do amor

.prosa de feira.

.ervas desenhadas.

Hoje teve feira na Calixto!
Feira livre e não de cacarecos.


- Bom dia! Pode escolher, fica à vontade.
- Nossa que babosa mais liiiiiinda!!! Quanto a dedo de moça, moço?
- Linda né? Tá dois.
- Tem coentro com raiz?
- Um Real.
- Esse capim santo tem raiz?
- Trago semana que vêm a muda pra ti.
- Preciso para amanhã. Aqui ó, quanto?
- Ahhhh! O talinho tem sim, tá embrulhado dentro, faço dois!
- Moço, fala a verdade... essa é uma feira cara?
- Sim! - Fala baixinho reconhecendo a clientela.
- Desculpe é minha primeira vez. Vou levar isso aqui, quanto é?
- Faço tudo seis e o coentro é presente.
- A pimenta ta aí?
-Tá sim.

Vou caminhando na feira e paro na barraca de abacaxi, depois de 5 minutos o tio da erva aparece:

- Você esqueceu de levar a babosa.
- Não vou querer moço, tenho em casa, muito obrigada.
- Tá bom.

Já era mais de meio dia:

- Vai começar! Vai começar! Olha lá!
- Tudo a um Real!
- Olha lá! Atenção! Bandeja um Real! Bandeja um Real!

Chega o tiozinho do limão com um embrulho na mão e me entrega:
- O moço da barraca da erva mandou te entregar, disse que é presente.
Era uma babosa gigante.
-Que graça, obrigada!

Na barraca ao lado:

- E estas frutas? Precinho fim de feira?
- Vai levar o que freguesa?
- Quanto tá esse mangostin?
- 5 por 10.
- 3 por 10, 4 por 10, só 5 por 10?
- Tó leva 6 a 10!
- Me faz 9 a 10!
- Tá loka!
- Vai...
- Tó 8, vai chorona. Meu patrão me mata!
- Eu quero 9! Vou parar de fazer compra, eu ia até comprar mais frutas.
O feirante não responde.
- Posso parar de comprar?
Ao lado, aos gritos:
- Bandeja um real! Olha lá, olha lá!
- Posso parar de comprar? Vou parar ó! Parando!

Aparece o tio da erva de novo.

- Você esqueceu! - Me entrega a pimenta sorrindo.
- Será?
- Aqui ó, você saiu e esqueceu lá.
- Ah..
- Dois Reais!
- Mas eu já paguei.
- Eu esqueci de cobrar e você esqueceu lá.
- Sei, mas obrigada pela babosa!

- Limão? Quer limão? Limão?
- Não.

Na saída:

- Já que você me deu um presente vou te dar um também!
- Ah é?
- Ó! Um bolo natalino!
- Obrigado!
- Não sei se você come, aqui só tem erva!
- A gente vive de tudo moça, principalmente Amor!

Fui embora satisfeita, acabei até esquecendo o alface de um Real em cima do carro. Ele voou, com as folhas e tudo.

2 comments:

Roberta - berta-silva@hotmail.com said...

Nossa, é minha primeira vez por aqui e adorei....
Parabéns, escrever é um dom eu adoraria escrever, mas já tentei, não dá...

Adorei o texto da feira, faz tanto tempo que não tenho tempo de ir a feira, que me deu até vontade...

Bjs

ahmed said...

ننظف الأجهزة من ثلاجة أو بوتاجاز وكل ما هو متواجد بالمبطخ ونزيل الطبقات والبقع الدسمة الموجودة عليه باستعمال أمثل أشكال مواد التنظيف، ايضاً الشأن فيما يتعلق لتطهير الأحواض والأرضيات وحتى الجدران مع تلميعها وتطهيرها.
شركة النجوم لخدمات التنظيف
شركة تنظيف خزانات بمكة
شركة تنظيف كنب بمكة
شركة تنظيف منازل بمكة