Lepidium meyenii
A Maca, Ginseng dos Andes ou Viagra dos Incas é um tubérculo andino capaz de melhorar o desempenho geral do organismo, estimulante e revigorante é altamente afrodisíaco.
A planta se desenvolve em altitudes entre 4 e 5 mil metros na parte central dos Andes peruano, uma região de temperaturas extremas, com muito calor durante o dia, frio durante a noite, muito vento, intensidade solar e pouco oxigênio. São nestas condições que a Maca, algumas batatas amargas e um pouco de vegetação rasteira sobrevivem, e só.
A Maca é cultivada no Peru desde 1.600 A.C. aproximadamente, pelos Incas, que a utilizavam para tonificar o organismo e para estimular a fertilidade. Cultivada como alimento também tinha sua presença em oferendas, danças e rituais pois este tubérculo em forma de rabanete era considerado um presente dos deuses na cultura Inca.
Não consigo parar de pesquisar sobre este tubérculo e ontem achei esta matéria no NY Times que mostra um gringo que se diz o "caçador de remédios"e, nesta reportagem, ele vai atrás da Maca mostrando que ali na região utilizam junto com a farinha para o preparo de bolos, tortas e também em ensopados. Tenho um livrinho de receitas do Peru sobre maca e lá se utiliza em grandes quantidades nas receitas. Mas é importante lembrar que a Maca, assim como a levedura de cerveja, o pólen e muitos outros alimentos, tem seus efeitos após uso continuo, portanto pesquise a respeito e procure um profissional para iniciar o uso, já que não estamos inseridos no contexto onde a planta se desenvolve.
Do ponto de vista culinário recomendo seu uso em vitaminas, iogurtes, biscoitos, pães e até na granola.
Legal
Os alimentos energéticos de civilizações pré-colombianas como a Maca, Spirulina e Cacau são fontes necessárias para a vida moderna.
*As informações contidas neste post têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para se auto-diagnosticar e auto-medicar.