.brazilian nut.
.castanha do pará.
.castanha da amazônia.
A verdadeira castanha brasileira, conhecida pelos gringos como brazilian nut é um superalimento nativo da américa do sul.
Na cidade de São Paulo podemos encontrar uma de ótima qualidade na feira de orgânicos da Água Branca.
A Castanha do Pará é riquíssima em Selênio. O Selênio é capaz de reduzir os metais pesados de nosso organismo, nutre a tireóide e combate radicais livres.
Vanessa Coutinho fez um estudo na USP e descobriu que a população de São Paulo tem maior deficiência de Selênio devido a composição mineral do solo desta região do país (sudeste e centro-oeste) se comparado as regiões Norte e Sul, pode ser que seja uma boa quem mora pela região consumir 1 castanha por dia.
Para vir de Manaus até a São Paulo a castanha passa por um processo de "desidratação" em um tubo por 2 horas a 45 graus, assim ela pode ser armazenada até 1 ano para ser comercializada nos grandes centros além de facilitar a retirada da casca. Por isso costuma-se encontrar castanhas rançosas, isto significa que estão velhas. Se você experimenta uma novinha, ainda ta grudada na casca, o sabor é bem diferente, mais fresco, leve e contagiante.
Quando a castanha é novinha e fresca é tão gostosa que não precisa inventar receita.
3 comments:
Eu vi castanha do pará na casca e leitosa, foi muito doido isso.
Lá no Norte eles usam o leite da castanha para preparar pratos e eu tive o prazer de comer um peixe preparado nesse leite.
Precisa dizer que estava maravilhoso?
Lindo blog, Rita!
Pedro!
Imagino este leite... uma dádiva.
Volte sempre!
Adoro teus desenhos!!!
Seu blog é muuuito legal. Adoro seus desenhos. Parabéns. Vou colocá-lo na lista de meus blogs prediletos. Passe pelo meu quando puder, tá?
Abraço,
Ana (Artes da Cris)
Post a Comment