Sunday, March 24, 2013

pão 100% integral para fazer em casa

.com sementes.



Receita fácil e com fermentação simples.
Ótima para iniciantes!

1 colher de sobremesa de fermento biológico granulado
5 xícaras de farinha integral
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de sobremesa de melado
2 colheres de sobremesa de  óleo de coco
2 xícaras de água
1 colher de sopa de semente de linhaça*
1 colher de sopa de semente de chia*
1 colher de sopa de semente de erva doce*

1. Em uma xícara de água coloque o fermento  + 3 colheres de sopa da farinha, mexa e deixe descansar até surgir algumas bolhinhas. Este passo é só para despertar o fermento e conferir se ele esta vivo!
2. Coloque em um recipiente fundo e de boca larga a farinha, sal, melado, óleo de coco e as sementes. Misture amassando com os  dedos até ficar homogêneo.
3. Faça um buraco no meio e adicione a água com o fermento + a xícara restante de água. Usando sua mão incorpore a farinha na água aos poucos. Vá amassando até  formar uma massa macia.
4. Em uma superficie limpa e lisa, como mármore e granito, polvilhe farinha e amasse seu pão. Sove por alguns minutos até que a massa fique bem macia. Cada um tem sua técnica, meu tio conta até 100 amassadas e tá bom! Prefiro o teste de sentir dando uma dedada de leve na massa e ver se ela reage rápido (este é o ponto), se pressionar seu dedo  e ela não se manifestar e o buraco ficar ali imóvel é porque precisa sovar mais. Existem várias formas de sentir, o produto final deste passo é uma massa macia e elástica.
5. Forme uma bola com a massa e coloque em um recipiente, polvilhe farinha, cubra com um guardanapo de algodão limpo e deixe descansar, em temperatura ambiente, até dobrar o volume. Pode levar de 1 a 2 horas. Dias de chuva costumam demorar.
6. Pegue 2 formas para pão e unte com azeite. Abaixe a massa, retirando todo o ar, e amasse levemente por 1 minuto deixando-a homogênea e sem dobraduras.
7. Corte ao meio e molde 2 pães, disponha dentro das formas, polvilhe farinha e deixe dobrar de volume novamente.
8. Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por 20-30 minutos ou até ficar dourado. Não abra o forno nos primeiros 15 minutos.
9. Sirva. Se for embalar deixe esfriar completamente, faça fatias com uma faca de pão e guarde em recipiente hermético para não secar.

Atenção: A massa deve ficar macia e elástica, caso ela fique muito mole e grudenta adicione mais farinha. Cada farinha e cada clima exige uma umidade, apesar de ser uma receita devemos estar atentos a fatores externos (qualidade da farinha, umidade local) e internos (no caso de nossas emoções complicarem a execução da receita, acontece).

*experimente usar semente de gergelim, alcaravia, amaranto, papoula, girassol, psilio e cominho.




Thursday, March 14, 2013



Foi  na faculdade, durante o curso de gastronomia, que fiz minha primeira exposição. 
Hoje, 8 anos depois, mostro novamente um pouco do meu trabalho. 
São 7 obras não comestíveis.
A exposição esta em exibição no restaurante de um colega da faculdade, o André.