Monday, March 24, 2014

As bagas goji no pequeno almoço*

.um teco de cá.


Cá estou em Portugal com um preparo nada local. Como a combinação ficou deliciosa e simples vale contar.

O demolho


Nesta receita uso a técnica de demolho, que é basicamente quando colocamos o ingrediente na água por algumas horas, e no caso deste preparo serve para hidratar as frutinhas que estão bem secas e viajaram de muito longe.


Na noite anterior não encontrei aveia para o pré-preparo do muesli então coloquei somente as bagas goji para hidratar, 1/4 de xícara das frutinhas em 1/2 de xícara de água, ou seja, o dobro de água.  Pela manhã as frutinhas demolhadas estavam suculentas e hidratadas e ainda sobrava um pouco de água. A água do demolho virou um líquido levemente alaranjado e saboroso, que em seguida foi incorporado pelas bananas amassadas no garfo.


Para duas pessoas você vai precisar:

1/4 xícara de bagas goji
1/2 xícara de água
2 a 3 bananas nanicas bem maduras


Preparo

1. Em uma xícara coloque as gojis com a água para hidratar na véspera, se quiser consumir no café da manhã prepare antes de ir domir.
2. Pela manhã amasse as bananas e misture bem com o preparo hidratado, pronto. Nem limão coloquei, de tão redondo que ficou o sabor, mas se preferir cai bem.

Se por ocasião sobrar gojis já  hidratadas guarde na geladeira por mais uns dias, bem fechadinha para não pegar o gosto de geladeira.


*Sobre o título
O café da manhã aqui é chamado de pequeno almoço e as gojis tibetanas são comercializadas como "bagas goji". Ela, a baga, é tão na moda que tem uma música, rap pop, chamada "bom dia" em que o cantor  cita as "bagas goji", é muito engraçado, tipo um rap mamão com açúcar, tudo a ver com café da manhã.