Friday, April 3, 2015

Leite de coco feito em casa

.da série delícias de um liquidificador.

Resolvi fazer este post pois o leite de coco é um ingrediente muito usado nas receitas brasileiras e fica muito mais gostoso quando feito em casa.




Bater o coco com a água e coar é rápido e fácil, mas... e abrir o coco?




Leite de coco feito em casa


1 coco seco
1 abridor  de vinho
500ml água morna, aproximadamente
1 pitada de sal






  1. O primeiro passo para preparar teu leite de coco é retirar a água do coco. Com um abridor de vinho  fure um dos olhinhos do coco e extraia a água, as vezes é necessário furar dois para ter uma passagem de ar.
  2. Retire toda a água e confira se o cheiro esta bom. As vezes o coco pode estar estragado e logo você percebe pelo cheiro da água. Se a água estiver boa você pode beber! Eu mesma sempre bebo, lembra infância.
  3. Queime o coco na boca do fogão, todos os lados, isso vai ajudar a polpa soltar da casca.




  1. Procure alguma pedra,  e comece a dar batidinhas ao redor do coco, bem onde você quer abrir. Aumente a força da batida até quebrar.
  2. Solte a polpa da casca, existe utensílio próprio pra isso, mas se você queimou bem não vai ter problema.




{confira também o vídeo de como abrir cupuaçu}


  1. Rale o coco e coloque no liquidificador, cubra com água morna*, a pitada de sal e processe.
  2. Coe em um pano de linho, voal ou algodão neutro, aperte bem para extrair todo o leite, separe a polpa para algum outro preparo.


A gordura do coco é bem sensível ao clima, em temperaturas baixas tende a ficar consistente e em locais quentes fica liquida. Como moro no interior de São Paulo sugiro colocar a água morna para  extrair o leite, caso contrário, com água fria a gordura do coco se solidifica e não deixa o leite tão rico. Experimente fazer e observe as características.


Este jeito de abrir o coco é tradição da minha família, com certeza existem outras maneiras, se souber por favor compartilhe!

Dica: O ideal é usar o leite na hora pois ele tende se separar. Se for usar em moquecas, ou preparos que vão ao fogo e não levam amido, misture 1 colher de polvilho para não talhar.




1 comment:

Anonymous said...

Tem o jeito que a Rita Lobo ensina, que é pôr no forno. Eu fiz, mas demorou mais que 15 minutos para ele rachar (por causa do meu forno, creio eu): http://globotv.globo.com/gnt/cozinha-pratica/v/receita-de-moqueca-baiana/3927306/