.com sementes.
Receita fácil e com fermentação simples.
Ótima para iniciantes!
1 colher de sobremesa de fermento biológico granulado
5 xícaras de farinha integral
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de sobremesa de melado
2 colheres de sobremesa de óleo de coco
2 xícaras de água
1 colher de sopa de semente de linhaça*
1 colher de sopa de semente de chia*
1 colher de sopa de semente de erva doce*
1. Em uma xícara de água coloque o fermento + 3 colheres de sopa da farinha, mexa e deixe descansar até surgir algumas bolhinhas. Este passo é só para despertar o fermento e conferir se ele esta vivo!
2. Coloque em um recipiente fundo e de boca larga a farinha, sal, melado, óleo de coco e as sementes. Misture amassando com os dedos até ficar homogêneo.
3. Faça um buraco no meio e adicione a água com o fermento + a xícara restante de água. Usando sua mão incorpore a farinha na água aos poucos. Vá amassando até formar uma massa macia.
4. Em uma superficie limpa e lisa, como mármore e granito, polvilhe farinha e amasse seu pão. Sove por alguns minutos até que a massa fique bem macia. Cada um tem sua técnica, meu tio conta até 100 amassadas e tá bom! Prefiro o teste de sentir dando uma dedada de leve na massa e ver se ela reage rápido (este é o ponto), se pressionar seu dedo e ela não se manifestar e o buraco ficar ali imóvel é porque precisa sovar mais. Existem várias formas de sentir, o produto final deste passo é uma massa macia e elástica.
5. Forme uma bola com a massa e coloque em um recipiente, polvilhe farinha, cubra com um guardanapo de algodão limpo e deixe descansar, em temperatura ambiente, até dobrar o volume. Pode levar de 1 a 2 horas. Dias de chuva costumam demorar.
6. Pegue 2 formas para pão e unte com azeite. Abaixe a massa, retirando todo o ar, e amasse levemente por 1 minuto deixando-a homogênea e sem dobraduras.
7. Corte ao meio e molde 2 pães, disponha dentro das formas, polvilhe farinha e deixe dobrar de volume novamente.
8. Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por 20-30 minutos ou até ficar dourado. Não abra o forno nos primeiros 15 minutos.
9. Sirva. Se for embalar deixe esfriar completamente, faça fatias com uma faca de pão e guarde em recipiente hermético para não secar.
Atenção: A massa deve ficar macia e elástica, caso ela fique muito mole e grudenta adicione mais farinha. Cada farinha e cada clima exige uma umidade, apesar de ser uma receita devemos estar atentos a fatores externos (qualidade da farinha, umidade local) e internos (no caso de nossas emoções complicarem a execução da receita, acontece).
*experimente usar semente de gergelim, alcaravia, amaranto, papoula, girassol, psilio e cominho.
5 comments:
Olá, Rita!
Adorei a receita! Adoro cozinhar, mas confesso que não tenho muita sorte com pães. O passo a passo está tão didático e cheio de dicas que tentarei mais uma vez;-) Um abraço, Amanda.
Rita, moro em SP e tive dificuldade de encontrar a semente de papoula até mesmo na zona cerealista. vc tem alguma dica? grata
Super Amanda, me conte depois!
Valéria a semente de papoula não é produzida no Brasil e a Anvisa estabeleceu novas normas para a importação dela oque fez a semente sumir do mercado. Acredito que em breve ela volta, por enquanto só comprando em outros países.
Um abraço,
Rita
Olá, Rita!
Finalmente fiz o pão!... Ficou bom (o meu clã foi bastante generoso comigo e disse que estava uma delícia), mas acredito que terei que fazer outros tantos para chegar perto do seu!
Um abraço,
Amanda
Muito interessante sua dica!
Há tempos que to querendo saber como se faz pão e você passou tudo o que eu precisava saber.
Abração!
Post a Comment