Sunday, January 12, 2014

Receita da feira

.

A receita é de Lakyo, uma conserva japonesa de cebolinhas.
Não sou fã de vinagre mas quis fazer para o meu amor provar.

A fórmula passada na feira:

1 punhado de cebolinhas para lakyo
2 xícaras de vinagre
6 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de ajinomoto (não coloquei)
Salmoura: água e sal

A receita adaptada em casa:

1 punhado de cebolinha
Salmoura
2 xícaras de vinagre de maçã
6 colheres de sopa de açúcar demerara
10 folhas de louro fresco
1 colher sobremesa de pimenta do reino (inteira) preta
1 colher sobremesa de pimenta do reino (inteira) branca
2 colheres sobremesa de semente de mostarda
1 ramo de orégano fresco

1. Limpe a cebolinha e deixe de molho em uma salmoura (uma água bem salgada) por 2 horas.
2. Escorra a cebolinha e misture com os demais ingredientes. Coloque em um vidro esterilizado, tampe e leve para a geladeira.
3. Deixe o preparo evoluir por 10 dias, depois é só servir as cebolinhas como aperitivo!

As cebolinhas estão curtindo fazem 8 dias. Ontem minha prima experimentou e amou! Eu vou aguardar e tomar coragem.

2 comments:

Amanda said...

Olá, Rita! Desejo a você um feliz 2014!! Hoje eu preparei o Lakyo, humm, não vejo a hora que fique pronto! Acrescentei aos ingredientes uma pimenta dedo de moça e uma fatia de gengibre, vamos ver no que vai dar...
Um abraço, Amanda

Rita Taraborelli said...

Oi querida Amanda!
Um maravilhoso 2014 para todos nós!
Eu que não sou fã de vinagre até gostei! Achei interessante como aperitivo.. beijos