.receitas na ilha.
Foi uma semana em Florianópolis mesclando várias coisas boas como aulas de cozinha, práticas de yoga e a descoberta de novas amizades.
As aulas de yoga, que aconteceram na escola
Samatva, foram conduzidas pela professora Kathy Cooper que me fez enxergar o asana
adho mukha svanasana a partir de um novo lugar. Esta postura do cachorro olhando para baixo, que inclusive todos os cachorros fazem, parece fácil mas não é! Alonga a coluna, alivia os ombros e traz aquela sensação de querer abrir espaço no corpo. Hmm, dói.
As aulas de culinária foram em parceria com o
Espaço Cardamomo e rechearam a cozinha da Glendha com pessoas lindas incluindo algumas iogunis que faziam o workshop com a Kathy. Fiquei muito feliz com a liga! As meninas do Espaço Cardamomo trabalham com ayurveda na região e sempre que dou aulas de culinária oriento que, antes de julgar um alimento, devemos tomar conhecimento sobre o ayurveda* e estar com as especialistas nas aulas foi especial, somou super. Floripa também tem um público bem antenado com alimentação natural e saúde o que transformou os encontros em uma espécie de troca de conhecimento.
Fizemos as compras em feirinhas e mercados orgânicos, fomos em vários! A ilha tem uma boa oferta pois a procura é grande, a feira orgânica do campeche é bem barata e a da lagoa mais salgada.
O local das oficinas tinha até uma mata que nos protegia!
Foram duas aulas práticas sem usar nenhum ingrediente de origem animal! A primeira, o jantar Herbal, formou um grupo que fluiu muito bem na cozinha e saíram muitas delícias como o cogumelo marinado, o hommus verde e os tomates recheados com arroz e menta. Nesta aula tivemos a presença de uma fotógrafa, a
Michal, que tirou fotos maravilhosas.
A diferença do hommus verde para o tradicional esta na adição de coentro, muito coentro, o que traz uma sensação refrescante e é uma boa forma de pessoas que não gostam da erva darem uma chance a experimentar suas características. Em casa o coentro virou quase uma praga, suas sementinhas voaram com o vento e já brotou até na quina do atêlie, mas é na horta que a erva tomou proporções com arbustos que se enchem de flores brancas e miúdas. E foi num destes namoros com um arbusto que saiu um hommus verde decorado com suas flores delicadas:
A receita viajou e entrou pra aula acompanhando nosso jantar na ilha, é bem fácil de fazer e pode ser preparada com com grão de bico germinado também. Fizemos este sem tahine para o coentro se pronunciar. Segue a receita pra te inspirar!
Hommus verde
1 xícara de grão
de bico
1 dente de alho
3 colheres de sopa
de tahine (opcional)
1 limão (suco)
1 maço de coentro
fresco
Azeite, sal e
pimenta a gosto
1. Deixe o grão de
bico de molho em água por no mínimo 6 horas, escorra a água e transfira o grão
hidratado para uma panela, cubra com água e ferva, abaixe o fogo e deixe
cozinhar até ficar macio.
2. Escorra e
esfrie.
3. Em um
liquidificador ou moedor de legumes processe o grão de bico com os demais
ingredientes até formar um purê, se necessário adicione um pouco de água.
4. Disponha em um
prato e finalize com azeite e flores de coentro.
A segunda aula foi no domingo onde tema era confeitaria. Foi um grupo bem feminino e enchemos a cozinha somente com garotas! Usamos nos preparos cacau, açúcar de coco, tamarindo, amaranto, melado, tangerina, agave, morangos, banana, frutas secas e também óleo de coco que o
Dr-orgânico gentilmente nos forneceu para a aula. Saiu bolo, cupcake, docinhos, açaí, sorbet e até super biscoitos, olha que mesa linda:
Te conto em seguida a receita do bolo de cacau sem ovos e feito somente com farinha integral, fica bem bom! É um bolo que fica delicioso só, sem nada, e também pode ser usado para rechear e montar teu bolo de aniversário com a cobertura que preferir!!!
1 1/2 xícara farinha de trigo integral orgânica
1/2 xícara cacau em pó orgânico (ou massa de cacau ralada fininho)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá gengibre em pó
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de sal marinho
1 xícara de açúcar de coco
1 xícara de suco tangerina
1/2 xícara de óleo de coco
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
Raspas de casca de limão
1. Aqueça o forno a 180 graus.
2. Misture os secos e peneire, em seguida misture
o suco com o óleo derretido e adicione a
mistura seca, mexa bem e por último coloque as raspas e o vinagre. Coloque
em forma untada, asse por 30 minutos ou até um palitinho sair limpo.
Observe que este é um bolo que não leva ovo nem fermento, somente 1 colher de chá de bicarbonato! Como ele cresce? A mistura do bicarbonato com o vinagre dá uma reação que faz a massa dar uma crescidinha. Por isso não termine a massa e demore a colocar no forno, não! Misture o vinagre e em seguida já coloque a massa na forma e leve rápido para o forno.
Gratidão a todos que participaram.
Ficamos hospedados na recém inaugurada hospedaria
Lagoa boutique e fomos muito bem recepcionados por Raphael e seu cão Juca (muito fofo).
*Para quem não conhece o ayurveda sugiro a seguinte leitura: Ayurveda, The Science os Self-Healing escrito pelo Dr Vasant Lad.