Tuesday, November 4, 2014

Frapê de niver

.da série delícias de um liqüidificador.

Ontem antes de dormir lembrei que Ele passou uma semana inteira comigo.
Todos os dias pela manhã fiz sabe o que?

No último dia, logo que acordamos, me perguntou:

- Do que vai ser o frapê de hoje?
- Hmmm - achei engraçado aquele nome.
- É meu niver! Posso escolher?
- Aham!
- Quero manga.

Tinha manga madura e leite de amêndoas pronto, pronto! Bati tudo com sementinhas de cardamomo, banana e lá estava ele, o frapê de niver.
Não tinha como errar, manga com amêndoa e cardamomo é a pura perfeição! A banana foi para dar um volume a mais já que as mangas eram pequenas.

                                           


Mesmo achando que todo mundo sabe fazer o leite de amêndoas as pessoas muitas vezes me perguntam. Aqui no blog sempre indico o leite de castanhas, mas de qualquer forma vou explicar como se faz com amêndoas, na verdade só muda o ingrediente principal.

O primeiro passo é olhar bem para o seu ingrediente, no caso a amêndoa, e enxaguar pois afinal não sabemos como foi sua viagem até aqui.
Depois de lavada deixe sua amêndoa de molho  com água limpa por aproximadamente 6 horas. Eu costumo colocar antes de dormir, assim pela manhã já posso fazer meu leite.

Escorra a água e coloque as amêndoas no liqüidificador com a água. A proporção é com você!


 Eu costumo fazer 1 parte de amêndoa para 3 ou 4 de água pois gosto de colocar o leite nos meus sucos. Se for fazer um preparo que exija maior concentração de amêndoa como um creme ou um molho branco pode fazer na proporção 2:1. Experimente, não tenha medo. Agora é só bater por uns 3 minutos e em seguida coar em um pano de algodão, linho ou voal (deixe um reservado somente para isso), esprema bem para extrair todo o liquído. A polpa pode ser utilizada em outros preparos, aqui te indico 2:


O leite dura uns 3 dias na geladeira e até 2 dias fora se tua casa não for muito calor, na real é sempre bom cheirar antes de usar.

Espero que lhe seja útil, só sei que a culpa toda foi dele! Não é todo dia que estou inspirada para fazer frapês, as vezes uma banana já é o suficiente.




No comments: