Este brotinho delicado tem as hastes cor de rosa e a sua folha é verde, muito lindo. Ele pode ser usado para finalizar a salada, dar um grau no teu canapé e até botar no suco, mas sei lá, acho muita beleza para triturar.
Se preferir ver a planta se manifestar é indicado plantar diretamente na terra (chão) ao invés de usar o vaso, sim. Belo!
Existem muitas espécies de amaranto, eles estão por todo canto inclusive, mas este broto aqui é feito com a semente do amaranto que cresce e tem flor rosa, sabe? Não é aquele que o pessoal come como espinafre. No mercado você encontra como amaranto em grão.
Para quem me conhece bem sabe, tenho um carinho especial por ele e faz um tempo comecei a pesquisar mais a fundo, especialmente estes que podemos comer as sementinhas. E sabe que não encontrei muita referência em relação a brotar ele? A primeira vez que plantei fiquei muito feliz em ver este lindo crescer tão forte e colorido, aqui mostro fotos dos brotos e como depois eles ficaram grandões, com flor e tudo!
Olha esta turma de brotos plantados no jardim de casa, direto no chão, em meados de 2013:
Conforme o lote e a qualidade da sementinha a manifestação da planta é diferente. Este aqui é diferente do anterior, foi em 2014, a haste não ficou tão pink e foi plantado em um vaso de barro:
Agora olha ele grandão, tá preparado(a)? Aqui no quintal de casa, divando entre as flores de Cosmos, lindoooooooooooo woooooooo:
(provavelmente este é o Amaranthus cruentus, se eu tiver errada por favor me corrijam)
Quer tentar fazer?
sementes de amaranto (amaranthus cruentus, hipocondriacus e caudatus)
terra saudável
vaso
água
Existem algumas maneiras de fazer os brotinhos <pois é> vou te contar duas que são interessantes e já experimentei. A primeira forma é germinando as sementes e em seguida colocando elas na terra e, na segunda opção, deixamos as sementes de molho por aproximadamente 6-8 horas, escorremos e em seguida colocamos na terra.
[Se você nunca brotou antes seguem algumas instruções]
Faça esta experiência: coloque a terra no vaso e distribua os grãos pela superfície polvilhe terra por cima e regue uma vez ao dia até que todos se apontem para cima. O ideal é deixar em ambiente externo com luz indireta, e somente quando o broto começar a se formar colocar no sol. Isso pode levar em média uma semana! O broto fica pronto quando surgirem duas folhinhas e, dependendo da semente, a haste é um tom de rosa tão lindo!
Se você realmente nunca germinou ou brotou algo antes sugiro dar uma espiada no site do terrapia, ali esta cheio de informações valiosas, a pesquisa é séria e o trabalho, além de tudo, é social.
Aproveite para conhecer a Doña Otilia, uma vendedora antiga de amaranto no México, fofíssima:
1 comment:
Post a Comment