Saturday, May 4, 2013

Pão sueco

.para fazer em casa.
Ana perguntou se podia ter pão sueco para o aniversário e eu disse que tudo bem, mas refleti em silêncio. Gosto sempre de fazer tudo mas  este preparo era novo pra mim, mesmo assim não quis comprar e fiquei bem curiosa em fazer. Pesquisei algumas receitas para saber o processo  até chegar nesta fórmula simples.
O pão sueco que temos por aqui no Brasil é basicamente um pão sem fermentação, fino e crocante.
É um bom pão  para servir em festas com dips ou simplesmente com uma misturinha de tomate, manjericão e azeite, experimente! Dá para fazer um monte e guardar para consumir durante o mês!


250g farinha de trigo orgânica
250g farinha de trigo integral orgânica
80g farinha de centeio
100g farinha de linhaç*
350ml água morna
1 colher de chá de sal

1. Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Cubra com farinha e deixe descansar por 30-40 minutos.
2. Divida a massa em 7 partes, em seguida polvilhe farinha  em uma superfície lisa e abra cada parte com um rolo deixando a massa bem fina. Eu usei o cilindro de abrir macarrão para chegar em uma boa espessura.
3. Com um cortador de pizza ou uma faca corte tiras da massa e disponha sobre uma forma. Asse por 10 minutos a 200 graus ou até ficar dourado.
4. Transfira os biscoitos para uma grade e deixe esfriar por completo. Guarde em um recipiente de vidro.

*triture a semente no liquidificador.
Duração: algumas semanas.


3 comments:

Sabrina said...

Pão sueco é bem gostoso, comprei uma vez quando fui para Penedo (Rio), se não me engano, e gostei bastante. E parece ser bem simples de fazer, né?

Rita Taraborelli said...

Sim!!! É simples de fazer, só leva tempo para abrir a massa e assar...

Madu Cabral said...

Acabei de fazer algumas fornadas, ficaram delícia!!! bis e sdds!