Sunday, June 26, 2016

Creme de milho, inhame e puxuri

.da série delícias de um liquidificador.



Ontem encontrei milho agroecológico produzido por um pessoal de Porto Feliz na feirinha do Sesc Sorocaba, como estava friozinho preparei esta sopa pra gente aqui em casa. É simples e bem gostosa!
Para quem nunca ouviu falar no puxuri ela é uma especiaria muito interessante e versátil, também conhecida como a noz moscada brasileira, fica ótima com banana, batata, inhame, cará, milho e outros ingredientes de sabor suave.



Olha o nosso milho, com alguns amigos, que beleza:



Creme de milho, inhame e puxuri

3 - 4 porções (depende da fome)

4 espigas de milhos bem fresquinhos e clarinhos
3 inhames médios
1 cebola
Ghee ou manteiga*
Puxuri ou noz moscada para temperar
sal

1. Debulhe o milho e reserve. Descasque o inhame e pique em pedaços rústicos.
2. Pique a cebola e doure com na manteiga até ficar transparente, adicione o milho, o inhame e cubra com água. Assim que ferver adicione sal, abaixe o fogo e cozinhe cerca de 20 minutos ou até os ingredientes ficarem super macios.
3. Processe no liquidificador e finalize com o puxuri raladinho, misture e pronto. Pode servir.

*Para versão vegan use azeite ou óleo de coco ;)


Tuesday, June 21, 2016

Sopa creme de batata roxa

.da série delícias de um liquidificador.

A batata roxa é doce.

No sábado aconteceu a última oficina do Shala&Cozinha deste semestre, durante as compras para a aula nos deparamos com esta batata roxa no Instituto chão e também trouxe algumas para casa. Aqui em Sorocaba as vezes encontro esta batata na mercearia Shibata porém nunca sei se ela é cultivada com ou sem agrotóxico.

Preparei um creme que ficou bastante exótico e com uma cor maravilhosa. A sopa ficou escura demais e então finalizei com leite de amêndoas para clarear e suavizar seu sabor. 


{Confira esta outra receita de sopa roxa que foi preparada na exposição da Velentine em 2008}




Sopa (ou creme) de batata roxa

500g de batata doce roxa
5 bagas de cardamomo (abra as bagas e use somente as sementes)
óleo de coco ou azeite
3 dentes de alho
1 colher de chá de pimenta do reino em grão
leite de amêndoas
sal

1. Descasque a batata e pique rusticamente.
2. Doure os temperos no óleo de coco e em seguida adicione a batata, cubra com água e assim que ferver abaixe o fogo. Coloque um pouco de sal e cozinhe em fogo baixo até que a batata fique macia.
3. Triture tudo até formar um creme e finalize com leite de amêndoas.

Sirva com algo al dente por cima, eu finalizei com brócolis salteado no azeite com alho, pimentão vermelho e cúrcuma fresca.

Pronto.


Para acompanhar as novas receitas do blog você pode seguir ele no facebook.

Saturday, June 11, 2016

Sopa para esquentar o coração

.Vem frio, vem!.
Vou te contar sobre uma sopa preparada ontem a noite, ficou deliciosa e foi bem fácil de fazer, ando meio sensível com este frio e ela caiu como uma luva <3

Para fazer é simples, comece colocando 1,5 litro de água em uma panela e leve ao fogo. Enquanto a água esquenta adicione 1/2 xícara de arroz arborio, 1 dente de alho, alguns cogumelos (usei uns 10 shiitakes), ramos de orégano fresco (ou 1 colher de sopa de orégano seco), 1 colher de chá de cúrcuma em pó, 3 tomates maduros em cubos e sal. Assim que levantar fervura abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 15-20 minutos, eu fui tomar banho neste meio tempo e quando voltei estava perfeita, a idéia é reduzir 1/5 do líquido. Finalize com azeite e pronto, pode servir!